Ferrovia Tereza Cristina

Tags
SIGEFER
Detalhes

Tecnologia da Informação

  • SIGEFER – Concepção, desenvolvimento e implantação do Sistema de Informação voltado para o Planejamento e Gestão dos Ativos da Ferrovia, com funções de acompanhamento da circulação de trens, planejamento diário de carga e descarga, controle de movimentação de vagões e locomotivas, controle de carga e descarga, controle de blend e qualidade de lotes de carvão, integração com balança ferroviária, desempenho operacional da frota, controle de estadias e controle de pátios.
  • Implantação do SISPAT – Sistema de Controle Patrimonial utilizando tecnologia de geoprocessamento, integrada a banco de dados relacional. O sistema tem como objetivo a gestão dos bens moveis e imóveis em poder das Concessionárias dos transportes ferroviários de carga e passageiro.
  • Desenvolvimento e implantação do SISREV – Sistema de Controle de Bens Reversíveis na Ferrovia Tereza Cristina, cujo objetivo é o acompanhamento da evolução dos bens reversíveis das concessionárias dos transportes ferroviários de carga.
  • Desenvolvimento e implantação do Sistema de Ocorrências Ferroviárias cliente/servidor, para registro dos eventos de ocorrências de qualquer natureza, que impactem a operação, gerem custo material ou pessoal, ao patrimônio da empresa, colaboradores ou clientes. Estabelece e organiza o conjunto de medidas a serem tomadas, tais como o acionamento de entidades e equipes internas e externas e o envio de mensagens eletrônicas por email e SMS para os responsáveis pelo atendimento.
  • Implantação do Sistema de Apuração de Custos. Sistema de Informação voltado para as áreas comercial, custos e contabilidade, com funções relacionadas à apuração de custos de transportes, integrado ao sistema contábil da Companhia (ERP), Simulação de custos a partir de variação de indicadores operacionais e Projeção de Resultados (Geração de DRE).
  • Customização e Implantação do Sistema de Faturamento Ferroviário. Sistema de Informação voltado para a área financeira, com funções de geração das Notas Fiscais/Faturas dos Serviços de Transporte Ferroviário, Apuração de Partilha de Fretes, emissão de Relatórios de ICMS, integrado ao sistema contábil da Companhia (ERP).
  • Painel de Indicadores Ferroviários, apoiado em Data WareHouse, contendo os principais índices de produtividade e acompanhamento das carboníferas.

Gestão de Patrimônio

  • Execução de inventário dos bens arrendados e próprios da Ferrovia Tereza Cristina, com detalhamento do estado de conservação de cada item, objetivando o acompanhamento da evolução para fins de controle de reversibilidade, bem como, a implantação do sistema de gestão patrimonial georeferenciado.

Powered by