A SYSFER concluiu neste mês de Agosto o Estudo de Engenharia para implantação da Ferrovia EF 118 (Rio de Janeiro – Vitória), desenvolvido no âmbito do Protocolo de Entendimentos firmado entre os Governos do Rio e Espirito Santo em Fevereiro de 2013, com interveniência dos Portos do Açu e Porto Central (TPK),
O objetivo é fornecer ao Governo Federal uma alternativa de traçado, além daquelas já estudadas pela ANTT, que atenda as expectativas de desenvolvimento dos dois Estados, no que tange às necessidades dos empreendimentos existentes e futuros na região de influência da ferrovia. Dentre eles principalmente os dois Portos citados acima, além dos Complexos Petroquímicos de Itaboraí (Comperj) e Duque de Caxias.
Os Estudos foram iniciados há quatro meses, desenvolvidos tendo como diretriz a maximização do uso da malha da FCA existente entre o Rio e Campos. Foram aproveitados aproximadamente 100 Km desta faixa de domínio, além do Projeto Básico desenvolvido pela Vale e cedido aos dois Estados para o trecho no território do Espirito Santo (Ferrovia Litorânea Sul). Nos trechos Green Field, foram realizados estudos geológicos/geotécnicos de campo detalhados, visando garantir a produção de um CAPEX/OPEX (inclusive operacional) o mais consistente possível.
A SYSFER vem desenvolvendo Estudos semelhantes nos últimos anos, principalmente para novos players, que vêm no setor ferroviário nacional oportunidades de negócios, após o lançamento pelo Governo Federal do novo modelo (Open Access) e do PIL (Plano Integrado de Logística).