A SYSFER e a VLI-FCA fecharam contrato para execução de serviços de Consultoria Patrimonial, cujo escopo consiste no levantamento documental e no inventário de campo, visando atualizar a situação detalhada das edificações, faixa de domínio e material rodante fora de operação.
O projeto tem características bastante complexa, uma vez que exigirá a varredura de aproximadamente 7.220 km da malha da FCA, com técnicos de campo multidisciplinares, utilizando equipamentos e recursos tecnológicos de última geração, a fim de garantir qualidade e consistência das informações capturadas com a maior produtividade possível das equipes.
O trabalho envolverá em torno de 50 técnicos nas vistorias de campo e 15 especialistas patrimoniais ferroviários na sede da SYSFER. As informações serão recebidas em tempo real, gerenciando a produtividade das equipes e construindo simultaneamente a base de dados para compor o dossiê de cada ativo.
Treinamento da Equipe de Campo
A plataforma tecnológica utilizada está baseada em aplicativo que possibilita dinamicamente a captura e input das informações técnicas dos ativos via smartphones das equipes, que incluem fotografias, tomadas de coordenadas geográficas, armazenando-as em databases residentes em nuvem.
Tela do aplicativo que possibilita o acompanhamento em tempo real da produtividade das equipes de campo:
No que tange ao tratamento das faixas de domínio, serão pesquisados arquivos e plantas nos escritórios regionais da antiga RFFSA, que possibilitarão a demarcação georeferenciada dos limites históricos dos terrenos de leito de linha à época do início da concessão, a fim de compara-los ao cenário atual das invasões. A operação de levantamento e atualização das ocupações será realizada em toda a malha, incluindo o cadastro social. Já em algumas regiões onde o acesso é dificultado, as imagens serão obtidas através de voos de drones.
A especificação dos atributos dos bens a serem inventariados tem como premissa a caracterização detalhada de cada um deles, bem como, a utilização da base do Anexo II saneada em homologação pela ANTT, fato determinante para garantia da consistência das informações.
A abrangência deste projeto da VLI, visa ter uma fotografia atualizada e detalhada de todo patrimônio próprio e arrendado, através de uma gestão moderna, tem também como um dos principais objetivos responder as demandas deste tema tão sensível para os órgãos de controle, governo e a sociedade como um todo.
A SYSFER se orgulha de ter sido escolhida pela VLI para desenvolver em parceria um projeto de tanta importância para o setor ferroviário.
[/vc_column_text]