O processo de simulação compreende quatro etapas sequenciais:
Inicialização
Planejamento
Execução
Apuração
Na inicialização são realizados os procedimentos de carga e de importação de dados objetivando a inserção e atualização nas tabelas do sistema. Nesta etapa são atualizados os planos de vias, as restrições de velocidade, as velocidades máximas autorizadas, as configurações de trem tipo, as freqüencias diárias de cada trem, as características físicas de tipos de vagões e de modelos de locomotivas, a programação de paradas, o quadro de tração, os parâmetros operacionais, dentre outros dados.
A etapa de planejamento compreende a segmentação da malha em função da geometria da via (rampas e curvas), a roteirização de cada trem tipo, a geração do quadro de distâncias, a geração detalhada de cada composição, dentre outros procedimentos.
A etapa de execução consiste na própria simulação de marcha do trem, onde são calculadas as resistências acidentais, individualizadas para cada veículo da composição em função da posição relativa na via, as resistências normais, o esforço trator disponível, as velocidades de percurso e de equilíbrio, os tempos de marcha em cada segmento da via, e, eventualmente, a necessidade de uso de locomotiva de auxílio (helper).
Finalmente, a etapa de apuração é a responsável pela organização e consolidação dos dados gerados pela execução. Nesta etapa são calculados os tempos médios de parada, o transit time, as velocidades médias, o consumo de combustível, e diversos indicadores operacionais, a fim de disponibilizar uma base de dados para a geração de outros produtos.